Curta e Siga


Tendinite do tendão de Aquiles






O tendão de Aquiles é o mais resistente dos tendões. Permite-nos flectir o pé e erguermo-nos sobre a ponta dos pés. Durante esforços violentos, pode inflamar-se e por vezes romper-se.

SINTOMAS
Dor na parte de trás do tornozelo, ao nível do tendão, que aumenta com o andar e a compressão do tendão entre o polegar e o indicador. Nódulos se a tendinite for antiga. Incapacidade de se pôr nas pontas dos pés. De manhã, é preciso desentorpecer os pés antes de se conseguir andar. A dor atenua-se de dia e aumenta de noite.

PESSOAS MAIS EM RISCO
Desportistas entre os 25 e os 40 anos, depois de exercícios prolongados em chão duro (corrida, ténis, desportos de salão) ou de participarem numa maratona, e pessoas com mais de 60 anos. Inexistente na criança. Mais frequente no homem do que na mulher.

Porque dói?

- A dor, sobretudo matinal e nocturna, é inicialmente provocada por uma inflamação. Numa segunda fase e na ausência de tratamento, a dor aparece assim que se mexe o tendão (andar, correr, subir escadas) por causa de uma degenerescência fibrosa e nodular do tendão.
- A tendinite aparece depois de uma caminhada prolongada com sapatos inadequados, isto é, muito rasos ou cujo cano irrite o tendão (sapatos de montanha, botas), ou então depois de subir uma cadeira ou um escadote repetidas vezes, ou ainda a prática de jardinagem.

O que pode fazer?

- Procure a causa para a poder eliminar: mude de sapatos ou eleve a posição do calcanhar colocando no interiortalonettes de 1 cm no interior dos sapatos.
- Coloque gelo no tendão várias vezes por dia durante 10 minutos de cada vez.
- Aplique cataplasmas de argila ou de alumina à noite.
- Beba 1,5-2 l de água por dia. O tendão é muito sensível ao estado de hidratação.
- Vá ao médico.

Que tratamentos?

Medicamentos, ortopedia e fisioterapia
- O médico receita anti-inflamatórios orais durante 15 dias e em pomada (em geral, 2 aplicações por dia).
- Fisioterapia anti-inflamatória (ionização de anti-inflamatórios, ultra-sons) e aplicação de gelo.
- Uso de 
talonettes prescritas pelo médico ou compradas na farmácia.
- Reeducação visando o alongamento do tricípete sural (alongamentos da barriga da perna).
O movimento consiste em colocar a perna estendida sobre uma barra horizontal e em flectir o tronco progressivamente sobre ela, de forma a esticar os músculos posteriores da coxa e da perna.

Cirurgia
Uma vez instalada a tendinose (degenerescência fibrosa), o cirurgião regenera o tendão através da técnica de
peignage, quer dizer, libertando as aderências. Este tratamento, reservado para os casos crónicos, dá em geral bons resultados.


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário