Curta e Siga


Maitland na Tendinite de Ombro








As dores do ombro são uma realidade comum na prática clínica dos médicos e fisioterapeutas, seja ela na atenção primária ou em serviços especializados. Dentre as várias estruturas capazes de provocar dores no ombro, a inflamação do tendão do músculo supraespinhoso destaca-se pela sua alta incidência. Em muitos casos a inflamação não surge apenas de esforço repetitivo ou trauma imediato aplicado ao tendão como muitos pensam. Na verdade poderá ter a origem de um desarranjo interno do complexo articular do ombro, em especial da articulação glenoumeral.

Quando falamos em mobilidade acessória ou artrocinemática estamos nos referindo aos micromovimentos que ocorrem dentro das articulações sinoviais. A redução da micromobilidade acessória da glenoumeral provocará um desequilíbrio funcional do complexo articular do ombro, tornando os tecidos periarticulares susceptíveis a sofrer processos compressivos (atrito mecânico), principalmente o tendão do supraespinhoso por redução do espaço subacromial. O Maitland é uma técnica de terapia manual que ajuda na reabilitação articular. O conceito é baseado em observações que surgiram como resultado de abordagens sistemáticas durante o exame e tratamento dos sinais e sintomas presentes no paciente. O uso de mobilizações e manipulações articulares associados ao raciocínio clínico oferece respostas importantes na Terapia Manual.

O tratamento fisioterápico deverá ser direcionado para a restauração da micromobilidade e não apenas para o sintoma. A aplicação de manobras manuais de micromovimentos utilizadas pelo método Maitland e Kalterborn ou até mesmo manobras osteopáticas irão restaurar o máximo de função.  O conceito Maitland é, muitas vezes, associado ao RPG e ao Pilates , procurando utilizar essas técnicas preferencialmente para tratamento de disfunções da coluna vertebral, o que traz relaxamento, alívio e bem estar ao paciente.

Para finalizar, o  Conceito Maitland é uma ferramenta da terapia manual que ajuda a olhar para o paciente como um todo, possibilitando fazer uma avaliação minuciosa e então tratá-lo de maneira individualizada. Se você quiser ter um bom conteúdo sobre esse assunto conheça o curso online Maitland, clicando aqui!


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário