Curta e Siga


Evite dores no ombro provocadas por tendinite





Tendinite: O que é, sintomas, tratamentos e causas.

Fisgadas, câimbras e fraqueza ao levantar qualquer objeto são os principais sintomas da tendinite, uma inflamação do tendão que pode acometer regiões do corpo como calcanhares, cotovelos, joelhos, ombros ou pulsos. A tendinite pode ser o resultado do uso excessivo dos tendões e dos músculos. Surge quando ocorre um desequilíbrio na força muscular. Realizar movimentos de forma errada ou levantar pesos além da sua capacidade são as causas mais frequentes — conta o médico.

As profissões mais afetadas pelas tendinites de ombro são aquelas em que o indivíduo executa atividades com o braço acima da cabeça como professores, trabalhadores braçais, pintores e esportistas que realizam movimentos de arremesso.

Outro fator de risco é a perda de massa muscular e elasticidade dos tecidos com a idade. Por isso que pessoas acima dos 60 anos tendem a apresentar mais problemas do tipo.

Quem apresenta tendinite no ombro pode sentir dor durante a movimentação da articulação —  ao levantar o braço acima da cabeça ou durante a prática de algum esporte. A dor geralmente ocorre na parte superior do ombro, mas também pode aparecer atrás da articulação.

Pode ser feito inicialmente com compressas de gelo (três ou quatro vezes ao dia). Além disso, medicamentos também podem ser utilizados para controle da inflamação e alívio da dor.

Já as sessões de fisioterapia irão ajudar a manter ou recuperar o movimento e a força do membro afetado. Com relação aos exercícios físicos, devem ser moderados e não devem causar dor até a recuperação total do tendão lesionado. A prática de alongamentos e de fortalecimento muscular ajuda a prevenir novas lesões.

É preciso manter cuidado ao realizar movimentos repetitivos. Eles exigem pausas prolongadas, ou seja, é importante parar e alongar para não forçar os tendões e os músculos.

Outra dica importante é beber muito líquido, pois ajuda a preservar as articulações. Com os braços soltos faça movimentos circulares para soltar a musculatura e aliviar os tendões nessa área. Depois leve o braço esquerdo em direção ao direito e com a mão direita pressione levemente o braço até que consiga sentir a musculatura se esticando. Repita esses movimentos três vezes ao dia.


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário